Serviços

Nossa central dispõe de instalações e profissionais especializados para oferecer o mais variado serviço nas áreas de reprodução e assistência zootécnica.

Na reprodução, realizamos um completo manejo de seus garanhões e/ou matrizes aqui alojados, tendo como objetivo fornecer um serviço com as mais modernas tecnologias para o sucesso e completa satisfação do cliente.

Os animais podem ficar alojados em baias (sistema intensivo) ou em piquetes (extensivo), dependendo da escolha do proprietário.

Na área de assistência zootécnica temos como objetivo o melhoramento genético de sua criação e o mais perfeito manejo e/e ou preparo de seus animais para os mais variados eventos.

Reprodução

  • Alojamento de Garanhões - Envio de Sêmen
    • Instalações e serviços especializados para o alojamento e realização de todo processo reprodutivo do garanhão.

      Ao chegar a central, o garanhão passa por uma avaliação andrológica completa, a fim de detectar anormalidades que possam interferir em sua fertilidade e para posterior tratamento. Com isto em mãos, fazemos uma programação para o proprietário de quantas éguas o seu garanhão pode cobrir por coleta e por estação de monta, entrando assim em uma rotina de coletas em dias alternados.

      Após a coleta, o sêmen é avaliado e processado em nosso laboratório, tendo uma determinação inicial de: volume livre gel, motilidade espermática (total e progressiva) e concentração de espermatozoides do ejaculado.

      O sêmen é dividido em doses para uma ou mais éguas, podendo ser utilizado a fresco (para éguas que estão alojadas na central) ou refrigerado (para envio para qualquer parte do Brasil, seja por moto taxi, ônibus ou avião).
  • Congelamento de Sêmen
    • O congelamento de sêmen é uma técnica que traz segurança ao proprietário, pois através deste processo conseguimos preservar a carga genética do animal por um maior período de tempo. Caso o garanhão tenha sua fertilidade comprometida ou venha a óbito, sua genética estará armazenada em nossa central ou o sêmen pode ser enviado para qualquer lugar do mundo, dependendo da preferência do proprietário.

      No processo de congelamento, o garanhão terá seu sêmen avaliado e testado frente a diversos meios (soluções) próprios e técnicas de congelamento, assim, será determinado qual o melhor procedimento a ser utilizado para cada garanhão.

      Uma vez que o protocolo de congelamento tenha sido estabelecido, o garanhão será coletado em dias predeterminados. O sêmen é envasado em palhetas de 0,5 ml, contendo 100 milhões de espermatozoides viáveis. Após cada congelamento é retirada uma palheta de amostra, para análise da qualidade do sêmen pós descongelamento. Constatando uma motilidade igual ou acima de 50%, as palhetas são armazenadas, ficando conservado em botijões de nitrogênio liquido, de fácil manejo e conservação, podendo ser transportado e utilizado em qualquer tempo e lugar.

      Em caso de óbito do garanhão, pode ser feita a retirada e conservação dos testículos, para posterior coleta e a criopreservação dos espermatozoides da através da cauda do Epidídimo. Tendo um o tempo limite de até 24 horas, quanto antes for realizado o processo, melhores serão os resultados.
  • Inseminação Artificial
    • Técnica onde se deposita dentro do útero da égua, uma dose de sêmen de um garanhão previamente coletado.

      Pode ser realizada de três tipos:

      Com Sêmen Fresco: A inseminação é realizada no mesmo local da coleta do sêmen.
      Com Sêmen Refrigerado: A inseminação é realizada com o sêmen resfriado e transportado.
      Com Sêmen Congelado: A inseminação é realizada com sêmen previamente congelado.

      A melhor hora para IA é de 12 a 24 h antecedentes a ovulação. Para identificar o momento certo, quando em estro (cio), as éguas são examinadas através de palpação e ultrassonografia transretal. Para IA com sêmen a fresco e refrigerado, são examinadas diariamente, já com sêmen congelado 02 (duas) a 03 (três) vezes ao dia.

      Com a IA realizada corretamente e a ovulação detectada, em casos de Transferência, coletamos o embrião entre 6 a 9 dias e em casos de gestação natural, confirmamos a prenhes depois de 12 a 13 dias através de ultrassom ou de 19 a 20 dias através de palpação retal.
  • Transferência de Embrião
    • Técnica em que você coleta o embrião de uma égua de alto valor zootécnico (doadora) e transfere para uma de alto valor materno (receptora – forte, grande, boa mãe).

      Depois de realizada IA, o embrião é coletado entre o 6º e 9º dia após a ovulação da doadora, podendo ser transferido (inovulação) para égua receptora imediatamente (a fresco), até 24 hs (resfriado) ou ser congelado para posterior uso. No dia da transferência a égua receptora necessita estar sincronizada com a doadora, estando assim, entre quarto e oitavo dia pós-ovulação. Após 5 dias da TE confirmamos a prenhes da receptora pelo ultra som.

      O serviço de TE é realizado em nossa central e também nos haras e centros de treinamento de clientes, sendo os embriões transportados para a fazenda onde se encontram nossas éguas receptoras previamente controladas. Também recebemos embriões enviados de outros veterinários.

      No caso do congelamento dos embriões, a coleta é realizada fora da estação de monta (entre março e julho). O embrião é congelado, sendo transferido (inovulado) posteriormente, no início da próxima estação ou na data de escolha do proprietário. Adiantando assim os embriões e podendo escolher a melhor data de nascimento para os produtos.

Assessoria

  • Assessoria Zootecnica
    • Oferecemos uma completa assessoria na trajetória evolutiva de cada cliente.

      • Compra dos Animais (seja no Brasil ou Exterior – credenciada para recepção de animais para quarentena, importação e exportação),

      • Manejo Nutricional e Sanitário,

      • Acasalamentos,

      • Preparo e Comercialização de seus animais ou seus produtos.

      • Serviços de inspeção, para registro das raças Quarto de Milha, Paint Horse, Mangalarga e Árabe.